Como cuidar e limpar a pele do rosto

Published : 2017-03-27 09:03:57
Categories : Artigos

Como cuidar e limpar a pele do rosto

Como todos sabem, a pele do rosto é caprichosa e não há uma receita pronta para o seu cuidado perfeito que resulte para todos nós.

Que alternativa nos resta? Analisar o que é melhor para a nossa pele, em relação às regras gerais de cuidado e purificação.

O aspetos mais importantes a considerar no cuidado do rosto são: a regularidade, a consequência e a ordem de uso dos produtos cosméticos (sequência).

Neste artigo vai encontrar:

8 PASSOS CUIDADO FACIAL:
  1. Remover a maquilhagem
  2. Lavar o rosto
  3. Peeling
  4. Toner + Máscara
  5. Tonificação da pele do rosto
  6. Soro + gel ou creme para os olhos
  7. Creme para rosto
  8. Proteção solar

Regras gerais para o cuidado do rosto

Os cuidados com a pele são como o treino físico: vale a pena experimentar e, depois de um determinado tempo, variar os produtos cosméticos, tal como um conjunto de exercícios. Vai ver que, posteriormente, a pele responde de forma constante aos estímulos fornecidos pelas substâncias contidas nos produtos cosméticos.

Depois de constatar quais são os seus cosméticos favoritos, deve usá-los por aprox. 3 meses e mais tarde fazer uma pausa mínima de um mês. Em todo o caso, incentivamos o consumo dos cosméticos na íntegra, porque, apesar da data de validade, se permanecer a longo prazo numa prateleira certamente acabará por se deteriorar e perder as suas propriedades.

Importante! De grande importância é a temperatura da água, que deve ser morna. Demasiado quente irá dilatar os poros e não favorece os vasos capilares. Por outro lado, a água fria não é recomendada para lavar os preparativos gordurosos.

limpeza facial

Cuidados faciais passo a passo (diário e semanal)

Como já mencionado, é conhecido um esquema geral para cuidar da pele facial. Apresenta-se sob a forma de 8 etapas sucessivas.

Lembremo-nos de que algumas delas são de cuidado diário (manhã e noite, ou apenas à noite), enquanto outras devem ser cumpridas uma ou várias vezes por semana, para não agir de forma demasiado invasiva na epiderme.

Em cada "passo" indicamos quantas vezes sugerimos a sua realização.

1. Remover a maquilhagem (diariamente: todas as noites)

Este é o passo mais importante do cuidado do rosto, pois remove da sua superfície: sujidade, poluição e especialmente cosméticos, que vedam os poros e impedem a pele de respirar.

Uma vez que nem todos os produtos de lavagem têm capacidade para lidar com a limpeza de uma pele com cosméticos fluidos ou à prova de água, o mais recomendado para lavar a maquilhagem em torno dos olhos e da boca é usar um removedor de maquilhagem bifásico para olhos ou água micelar.

O restante rosto é purificado novamente com a água micelar, leite de limpeza, ou, como uma mulher do Extremo Oriente, se usarmos a preparação de óleo desmaquilhante, que recolhe com precisão o sebo e outras impurezas, ao mesmo tempo que cuida e regenera a nossa pele.

Importante! No final desta etapa vale a pena realizar uma massagem da pele do rosto - este é um dos métodos para refirmar a pele e evitar a perda de contornos faciais. Também combate o inchaço da face.

Para fazer uma massagem, é melhor usar a preparação de óleo desmaquilhante ou qualquer óleo natural (por exemplo: jojoba, argan, óleo de uva).

olejki

2. Lavar o rosto

Depois de remover a maquilhagem, é necessário lavar completamente o nosso rosto! Esta ação permitir-nos-á livrar-nos finalmente de toda a sujidade. Para este efeito, o melhor é usar um produto que se misture com água, por exemplo um gel de limpeza.

Não há consenso sobre quantas vezes se deve lavar a pele do rosto (se pouco antes de deitar ou de manhã e à noite). Se tem a pele extremamente oleosa, sugere-se que a limpe de manhã e à noite, mas no caso de ter a pele seca e sensível recomenda-se que a lave imediatamente antes de deitar.

Importante! Lembre-se de que o uso de sabão comum não é benéfico para o nosso rosto, pois altera o pH alcalino da pele.

Peeleng

3.   Peeling (cuidado complementar: 2-3x por semana)

Os Peelings devem ser usados de acordo com as instruções dos fabricantes, que normalmente sugerem uma frequência de 2 a 3 vezes por semana.

O seu uso diário pode irritar a pele, especialmente no caso da pele seca e sensível. Se tiver acne também não é recomendado que faça esfoliação mais de 2-3 vezes por semana, pois pode espalhar manchas e provocar secura da pele.

Para as fãs de esfoliação suave recomendamos o sabão preto - Savon Noir, que é ideal para o rosto, bem como para o corpo. É um produto de beleza natural, produzido em Marrocos, com azeitonas trituradas e água, e que atua como uma enzima de esfoliação profunda e hidratante.

sabonete preto

4. Toner + Máscara (cuidado complementar: 2-3x por semana)


Depois de terminar a esfoliação, a pele está refrescada e bem preparada para aplicar uma máscara. Antes desta etapa deve usar um toner, que favorece a absorção de ingredientes ativos e restaura o pH adequado da pele depois de usar a água.

Dependendo do tipo de pele e das suas necessidades, pode encontrar uma máscara de normalização anti-envelhecimento, calmante, nutritiva ou com muitas outras propriedades.

AQUI - no nosso blog, pode encontrar instruções sobre como fazer uma máscara de argila. Vale a pena espreitar!

face mask

5. Tonificação da pele do rosto (diariamente: todas as manhãs e à noite)

Mais uma vez, vamos usar o tónico antes de aplicar o soro e os cremes, para reequilibrar o pH da pele.

Não ignore esta etapa, porque:

  • o uso de tónicos atualiza a pele, normaliza e tem propriedades antibacterianas e antifúngicas,
  • os tónicos atuam «de forma protetora» e profilática, aliviando os efeitos secundários dos agentes de limpeza agressivos,
  • os tónicos mantêm um nível adequado de humidade (para que a pele envelheça mais lentamente).

Importante! Também pode usar, como tónico: hidrolato / água de rosas, água termal ou infusões e decocções de ervas.

agqua rosa

6. Soro (diariamente: todas as noites) + gel ou creme para os olhos (diariamente: todas as manhãs e à noite) 

Comece por aplicar uma pequena dose de soro. Quando o produto for absorvido, aplique um gel ou creme sob os olhos. Se fizer isso antes de aplicar o creme para o rosto, facilitará o processo de rotinização dessa ação.

Importante! Nunca aplique gel e creme ao mesmo tempo, porque a pele fina ao redor dos olhos não gosta do excesso de preparações.

serum

7. Creme para rosto (diariamente: todas as manhãs e à noite)

Aplique o creme facial selecionado para satisfazer as necessidades da sua pele. Não há necessidade de usar dois tipos de creme. Por exemplo, se usa um creme de rugas, esse é também o creme de cuidados.

creme

Fot. Make Me Bio

8. Proteção solar (diariamente: todas as manhãs)

Se o seu creme diário não contém filtros solares, é necessário aplicar em separado um creme protetor contra os raios UV.

Lembre-se de que a melhor proteção é pelo menos: SPF15 no inverno e SPF 30-50 no verão.

No que respeita aos cremes com filtros, estes devem ser aplicados aprox. 10 minutos após os tratamentos de creme. Se após a aplicação de ambos os cremes sente que a sua pele está onerada, use apenas protetor solar.

solar

Resumo

A pele facial é delicada e precisa de atenção especial. Em primeiro lugar, devemos prestar atenção ao modo de nutrir e purificar o rosto, especialmente se todos os dias o submetemos a sucessivas camadas de maquilhagem, que dificultam a respiração e regeneração da pele.


Veja por si mesma e constate como o nosso rosto responde aos cosméticos. Vamos concretizá-lo como um ritual. Graças a um cuidado adequado e sistemático, a nossa pele poderá manter uma aparência fresca e saudável!


Parece positivo, certo? Recomendamos que imprima este ritual de tratamento testado e o coloque num local conveniente. De cada vez que o vir vai lembrar-se do que fazer - passo a passo.

Produtos utilizados no artigo, que pode comprar na nossa loja: Cosméticos Online


Tem algumas etapas adicionais no cuidado diário e semanal do rosto, que não estão mencionadas acima? Por favor, compartilhe-as connosco :)



Partilhar

Razões para escolher Cosmeticos Online ?

   Melhor Preço

   Melhor Qualidade

   Envio 24H

Pagamentos

 

 e mais...

Entrar com Facebook