Receita para uma máscara de argila

Published : 2018-05-16 11:22:04
Categories : Artigos

Receita para uma máscara de argila

As Argilas naturais aparecem permanentemente na nossa bolsa de esponja. Usamo-las para vários cuidados: rosto, cabelo e corpo.

Neste artigo pode descobrir:

O que é uma argila? Descrição e origem.


A Argila cosmética é um produto natural – trata-se de uma rocha sedimentar formada no processo de meteorização de minerais. É extraída na forma de pedra, desmineralizada, esterilizada e seca ao sol ou obtida a partir do fundo do tanque térmico (por exemplo, fontes termais).

A Argila tem uma carga negativa, e funciona como um ímã. Atrai moléculas positivamente carregadas. Essa é a carga das substâncias tóxicas e das impurezas presentes na nossa pele.

Se no processo de extração a argila entrar em contacto com o metal, parte dessas propriedades é perdida. Portanto, a argila deve secar ao sol, que restaura as suas propriedades de absorção total.

Lembrar! A Argila cosmética contém macroelementos e microelementos facilmente assimilados e necessários para a nossa pele, incluindo: zinco, cobre, selénio, potássio, ferro, cálcio e silício. Além disso, tem um efeito purificador e antissético, igualando o pH da pele e restaurando o seu nível apropriado. São só aspetos positivos!


Argila cosmética - qual escolher?

Quando compramos argila cosmética, devemos prestar atenção à percentagem do seu conteúdo no produto. As melhores argilas são aprox. 95-100%.

É importante verificar que não foram adicionadas à argila as seguintes substâncias: perfumes, emulsificantes, antiaglomerantes ou outros, pois reduzem a sua eficácia. O produto com tais aditivos será mais barato, mas o efeito é muito mais fraco. Portanto, quando decidimos comprar uma argila, vale a pena investir num produto de qualidade superior.

Se qeremos que a argila sirva melhor a nossa pele, devemos lembrar que este cosmético tem diferentes variedades (cores) e, conforme essas propriedades, é usado para diferentes fins.

Tipos e propriedades das argilas mais populares

Na natureza, encontramos vários tipos de argilas, que são nomeados de acordo com a cor dos minerais individuais. As cores das argilas dependem em grande parte do conteúdo de íões de ferro.

ARGILA VERDE – limpa e exfolia fortemente

comprar Nacomi Argila verde

  • Recomendada especialmente para o cuidado da pele oleosa, mista, madura, com acne, com eczema e psoríase.
  • É a mais forte das argilas. A sua cor deve-se à presença de íões de ferro divalentes (Fe 2+).
  • Como funciona (ação): A Argila verde limpa, desinfeta, remove as células mortas e regenera a pele, tornando-a suave e reforçada.
  • Graças às qualidades adstringentes pode ser um apoio fundamental na luta contra as rugas.
  • Importante! A argila verde aplicada sobre áreas flácidas do corpo (abdómen/coxa/nádegas) relaxa e tonifica a pele, reduzindo a celulite e as estrias.


ARGILA BRANCA - acalma, limpa e clarifica


Comprar nacomi argila branca

  • Recomendada especialmente para o cuidado da pele seca, delicada, sensível, cansada e enrugada
  • Como funciona (ação): A mais delicado das argilas. Contém uma grande quantidade de alumínio, o que lhe confere propriedades suavizantes, calmantes e cicatrizantes - melhora e realça o tom da pele. A argila branca tem também efeito antibacteriano, adstringente, nutritivo e regenerador.
  • Importante! A suavidade da ação da argila branca é provada no seu uso habitual em cuidados com a pele de bebés, por exemplo. Também é utilizada em pós medicinais.


ARGILA VERMELHA - suaviza e acalma

comprar nacomi argila vermelha

  • Recomendada especialmente para o cuidado da pele com vermelhidão (capilares quebrados), sensível, oleosa, mista, normal e rosácea.
  • Como funciona (ação): A argila vermelha tem propriedades semelhantes às da argila verde - absorve sebo e impurezas, mas funciona mais suavemente, portanto é perfeita para a pele oleosa, bem como para a pele sensível e com capilares quebrados.
  • Sela e constrange os vasos sanguíneos, ao mesmo tempo que previne profilaticamente a sua expansão. Ajuda no tratamento da rosácea.
  • Atenção! Não deve exceder o tempo recomendado de repouso da argila vermelha, pois pode causar escurecimento da pele.


ARGILA GHASSUL (MARROQUINO) - suaviza, nutre e regenera

comprar nacomi argila ghassoul

  • Recomendada para todos os tipos de pele - de oleosa e com acne até pele seca e sensível. É extraído em Marrocos, onde há o único depósito conhecido.
  • Como funciona (ação): Tem um forte efeito de absorção, reduz o excesso de sebo e cobre a pele. A argila ghassul impede a secagem e a descamação da pele, melhora a sua elasticidade e estrutura.
  • A argila ghassul é - ao lado do sabão preto (Savon Noir) - a base dos rituais orientais de beleza, cujo desenvolvimento é agora moda na Europa e nos EUA.
  • Importante! Vale a pena colocar uma máscara de argila no cabelo com tendência a oleoso, pois este tratamento permitirá a redução do sebo.

O que precisamos para fazer uma máscara de argila?

Coisas de que precisa: argila, água / hidrolato, óleo natural, tigela, espátula ou colher.

  1. Selecione a argila apropriada para o seu tipo de pele.
  2. Prepare uma tigela, espátula ou colher (pode ser feito de qualquer material, mas é importante que não sejam feitos de metal, porque o contacto com o metal elimina as propriedades valiosas da argila).
  3. Prepare um óleo natural com as propriedades que são adequadas à sua pele ou reforçam o efeito da máscara (por exemplo, argantamanujojba etc.). O uso de óleo na máscara de argila evita a secagem da pele e abranda a secagem da máscara no seu rosto.
  4. Água (fervida), hidrolato/água de rosas - para fazer máscaras e para pulverizar o rosto, porque quando a máscara seca perde a sua eficácia. Se em vez de água usar hidrolato/água de rosa, acresce um fornecimento de substâncias vegetais valiosas à sua pele. *

* No caso de argila branca, em vez de água/hidrolato, pode adicionar árvore linden (Tília) ou camomila ou suco de pepino. No caso da argila verde, pode adicionar iogurte natural.


Como preparar uma máscara de argila (instruções passo a passo)

Preparar a máscara é muito fácil, basta:

  1. Colocar a argila numa tigela.
  2. Adicionar um pouco de água ou hidrolato/água de rosas.
  3. Misturar para obter uma consistência de lama espessa/creme. Tenha cuidado para não acrescentar demasiada água porque a máscara é muito líquida.
  4. Adicionar algumas gotas de óleo natural.
  5. Misturar todos os produtos - e a máscara está pronta!
  6. Colocar o produto sobre no rosto/corpo/couro cabeludo (à mão/espátula/colher) e aguardar aprox. 20 min. Se, entretanto, a máscara começar a secar, pulverizar o rosto com água ou hidrolato/água de rosas.
  7. Após este período, lavar bem a máscara com água morna. Os restos de argila podem ser removidos com uma bola de algodão embebida em tónico.


Como preparar uma máscara de argila

Outras possibilidades de utilização de uma argila

  1. Banho de argila: Despeje a argila no banho, adicione água morna. Fique aprox. 15-20 minutos no banho. Este banho é ideal para resfriados.
  2. Os pés de atleta: Despeje numa tigela aprox. 20g - 30g de argila verde e adicione aprox. 2 litros de água fervida. Coloque a tigela num lugar quente durante duas horas. Em seguida, mergulhe os pés aprox. 20-30 minutos.
  3. Lavar o cabelo: misture a argila com água para formar uma pasta espessa e aplique sobre o cabelo. Aguarde alguns minutos e enxague bem. Este tratamento combate a caspa, evita a quebra e a queda de cabelo.
  4. Tratamento anticelulite: misture a argila com água até obter uma consistência de lama e embeba-a em gaze. Pode adicionar o óleo natural com o efeito anticelulite, por exemplo: óleo de macadâmia. Em seguida, enrole a gaze em torno das áreas propensas a celulite. Deixe atuar por 10-20 minutos e enxague bem.

Onde pode comprar uma argila cosmética?

Os cosméticos de Argila podem ser comprados em farmácias, ervanárias e lojas de cosméticos.

Produtos utilizados no artigo, que pode comprar na nossa loja: Máscaras faciais e Argilas

Estamos muito curiosos para saber se gostam de usar argilas cosméticas? Conhecem outras possibilidades de uso? Por favor, compartilhem as vossas experiências connosco :)

Share this content